06/12/2012

Estratégias para monetizar nichos de mercado com Adsense e Afiliados



Uma das coisas que a grande maioria dos blogueiros que trabalha com nichos de mercado não utiliza é planejamento estratégico. Embora seja extremamente fácil entrar num determinado nicho de mercado para ganhar dinheiro, a verdade é que o planejamento é quem decide se você vai ou não, ter sucesso com a sua empreitada. O mais comum é os blogueiros procurarem por nichos onde os seus concorrentes estão tendo sucesso e/ou procurarem por nichos com um alto CPC nos anúncios do Adsense. No entanto, um nicho de mercado não se resume a um CPC alto do Adsense. Existem muitas outras estratégias a ter em consideração, especialmente porque alguns nichos de mercado com elevados valores de CPC, podem tender a um volume baixo de pesquisas e/ou à não existência de programas de afiliados compatíveis. Isso significa que se você escolher um nicho de mercado sem usar um planejamento correto, você poderá não se dar bem, e acabar desistindo.
Ao longo de vários anos, tenho vindo a explorar diferentes nichos de mercado com diferentes abordagens. Algumas orientadas para a monetização com Adsense, enquanto outros são orientados em exclusivo para a monetização com afiliados. Mas o que todos eles têm em comum, é o planejamento estratégico, que faz com que eu tenho consciência plena do que me espera ao longo de todo o processo, e quais as táticas e estratégias que terei de colocar em andamento para que os resultados sejam o mais positivos possíveis. Ao longo deste artigo, iremos analisar as diferentes abordagens estratégicas existentes, de forma a que você consiga estudar corretamente os nichos de mercado que deseja, a fim de perceber se irá conseguir ganhar dinheiro com eles ou não, e quais os procedimentos a ter em consideração para ter sucesso na monetização desses nichos.

monetizar nichos mercado 

ANÁLISE DE NICHOS

Uma das ferramentas mais interessantes para analisar o desempenho de determinados nichos de mercado é sem dúvida a Google Keyword Tool. Com ela é possível analisar diferentes palavras-chave, de diferentes nichos de mercado, e comparar os diferentes valores respeitantes ao volume de tráfego global e ao volume de tráfego local num determinado país. No entanto, a Google Keyword Tool presume que você já saiba quais os nichos que deseja analisar, pelo que o seu planejamento deverá começar por criar uma listagem de vários nichos de mercado.
De acordo com este infográfico aqui, as 20 palavras-chave mais dispendiosas no Google (que são aquelas que também pagam uma maior percentagem de CPC pelo Adsense), são as seguintes:
  • Seguro
  • Empréstimos
  • Hipoteca
  • Advogado
  • Crédito
  • Doar
  • Graduação
  • Hospedagem
  • Reivindicação
  • Chamada em conferência
  • Trading
  • Software
  • Recuperação
  • Transferência
  • Gás/Eletricidade
  • Classes
  • Tratamento
  • Cordão Umbilical
Obviamente, todas estas palavras têm um maior peso no mercado dos Estados Unidos do que propriamente no Brasil ou em Portugal. No entanto, dá para perceber que alguns nichos de mercado podem ser tendenciosamente mais bem pagos do que outros. Utilize essas referências apenas para idealizar uma lista, com 20, 30, 50, 100 tópicos diferentes, que possa analisar mais tarde seguindo as estratégias deste artigo.
nichos
Se fizermos uma pesquisa em bruto na Google Keyword Tool para alguns dos nichos de mercado mais “populares”, percebemos que existem milhões de pesquisas locais mensais para essas palavras, e algumas delas até têm um CPC interessante, como por exemplo “hospedagem” com 0,84€ por clique e “marketing” com 0,85€ por clique. Estes valores em reais rondarão os R$2.00 por clique, um valor bem interessante. Esta pesquisa foi feita para o Brasil e em conteúdos escritos em Português, pelo que os resultados apresentados serão aqueles que terão maior tendência a acontecer no mercado brasileiro.
nichos relacionados
Uma das coisas que a Google Keyword Tool faz de forma automatizada, é procurar palavras-chave semelhantes, que basicamente servem para nos ajudar a compreender quais os nichos de mercado e pesquisas com melhores volumes, e CPCs bastante altos no que diz respeito à monetização com Adsense. As pesquisas relacionadas com os nichos que colocámos anteriormente, dão-nos o seguinte quadro que pode ver na imagem em cima. Ordenámos os resultados pelo valor do CPC, e encontrámos rapidamente algumas pesquisas interessantes, que têm um bom volume de tráfego local mensal, e que na verdade pagam valores muito altos em Adsense, existindo uma grande concorrência nesse mercado em AdWords. Como pode ver na coluna do esquerdo onde diz “Concorrência”, ela é praticamente “Alta” em todas as palavras-chave, o que significa que existem muitos anunciantes, garantindo diversidade de anúncios e um CPC alto.
As palavras que seleccionámos foram “Hospedar Sites” com um CPC de 1,63€, “Site Hospedagem” com um CPC de 1,54€ e “Hospedagem Site” com um CPC de 1,49€. Ambas as três palavras tendem a apontar para o mesmo resultado: Hospedagem de Sites, um nicho de mercado bastante concorrencial, mas onde existe espaço para criar algo interessante e de valor acrescentado, por exemplo.
"Tirado de escoladinheiro.com."

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